sábado, 31 de agosto de 2013

Programa Brasil Alfabetizado em São Francisco do Oeste tem sua aula inaugural 


Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEDUC, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, realizaram na noite de ontem sexta-feira (30), a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado, um Programa realizado pelo Ministério da Educação em parceria com os municípios, com o seu principal objetivo de alfabetização de jovens, adultos e idosos.
De primeiro momento, os alunos foram recepcionados com música ao vivo de Thaison e Rafael, no pátio daEscola Municipal "7 de Setembro", onde também foi oferecido coquetel.
A mesa foi convocada por um dos Coordenadores do PBA, Denis Morgan, onde um dos convidados foi o Secretário de Educação - Gardrian Ferreira, que deu as boas vindas à todos os alfabetizadores e alfabetizandos, frisando que aquele era o momento certo de continuar dando sim para a vida, mostrando que não tem idade para a busca da aprendizagem.
Ainda fazendo parte da mesa, as Coordenadoras Adriana Freitas e Rosângela de Freitas, e ainda o Poeta local, licenciado em Filosofia, José Pessoa, que assim como Gardrian deram boas vindas. O poeta ainda cantou, contou histórias que falava da participação que já teve em programas antigos do Brasil Alfabetizado, como o MOBRAL e Alfabetização Solidária
Várias autoridades locais se fizeram presentes no evento, podendo citar os Vereadores - Valdicélio Lobo e Preta, a diretora da referida escola, Ivaneide Freitas, e demais que fazem parte da instituição. 

Para finalizar, os alfabetizadores foram apresentados aos seus alunos, salientando suas metas durante o programa. 







Fonte: blog seemsencura
José da Penha/RN: após discussão, filho usa faca para tentar matar pai.


Um jovem identificado como sendo  Juciélio da Silva, 20 anos, tentou matar  seu pai com uma faca após discussão dentro de sua residência, no Alto do Engenho, na cidade de José da Penha/RN,  por volta das 21h40 desta quinta-feira(29). De acordo com informações Juciélio   ainda está foragido.

De acordo com a vitima Francisco Vieira da Silva, 49 anos, disse que se encontrava em casa quando o filho chegou embriagado ao reclama-lo teve inicio uma ligeira discussão tendo seu efetuado uma cutilada que atingiu a região do  hipocôndrio direito, a vitima disse ainda que o acusado  desferiu um segundo golpe, o qual mesmo ferido conseguiu desviá-lo e Juciélio saiu com destino ignorado.

Francisco foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN apos ser atendido pelo medico de plantão permaneceu internado a até amanhã de ontem sexta-feira (30) em observação.

Fonte: nossoparanarn


Após votação unânime, PMDB anuncia rompimento com Governo Rosalba Ciarlini



O PMDB não faz mais parte do governo Rosalba Ciarlini. A decisão foi anunciada nesta sexta, durante coletiva presidida pelo presidente do diretório estadual do partido e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Além disso, Alves anunciou que o partido terá candidato próprio para o governo nas eleições de 2014. Contudo, um projeto ainda será montado e pensado para definir o nome que irá concorrer à cadeira de líder do executivo estadual. Na próxima segunda, o partido irá se reunir com os prefeitos e vice-prefeitos do PMDB no Rio Grande do Norte para comunicar a decisão de rompimento.

"Essa decisão não é nada pessoal contra a governadora Rosalba. O PMDB sempre foi muito bem recebido pela governadora em todas as vezes que a procurou. Porém, não concordamos com a sua gestão e decidimos, à unanimidade, nos afastar do governo", disse Henrique Alves. "Agora vamos pensar e montar um planejamento para 2014. A idéia é ter candidato próprio. Nesse projeto vamos definir o nome", completou o presidente da Câmara dos Deputados. Henrique também anunciou que o partido entregará os cargos da Secretaria de Agricultura, onde está Júnior Teixeira, e da Emparn, que tem como diretor Henderson Magalhães. “Telefonarei para os dois Júnior Teixeira e Henderson Magalhães ainda hoje e pedirei para eles entregarem os cargos”, antecipou.
A votação para rompimento com o governo Rosalba aconteceu minutos antes da coletiva. Estiveram presentes várias lideranças do partido, como o Ministro da previdência Garibaldi Alves e os deputados Walter Alves, Hermano Morais e Nelter Queiroz. Também votaram o ex-governador Geraldo Melo, Ana Catarina Alves, Eurico Alecrim, Glaire Belchior, Álvaro Dias, José Maria Mel e Elias Fernandes. Gustavo Fernandes não compareceu por problemas de saúde.
O anúncio do rompimento do PMDB com o governo Rosalba já vinha sendo esperado desde a última segunda, quando o Ministro Garibaldi Alves anunciou que estava saindo da base de apoio da governadora. Diante disso, no começo da semana, seus aliados no governo entregaram os cargos. Insatisfeitos com os rumos da administração no estado, na ocasião o secretário estadual de Trabalho e Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro, o presidente da Fundac, Getúlio Barbosa e o diretor da Potigás, Fernando Dinoá, estiveram com a governadora e colocaram seus cargos à disposição.

Candidatos
Garibaldi Filho e Walter Alves são os dois principais nomes do partido para concorrer à eleição em 2014. Porém, nesta sexta, em entrevista a Band Natal, Garibaldi praticou descartou ser o candidato do partido. "Eu peço desculpas aos meus companheiros, mas não me sinto motivado para ser candidato a governador. Walter poderá ser candidato ao Governo se o povo e a sociedade acharem que corresponde a expectativa. Contudo, por mim, ele não será", disse o Ministro. Walter é filho de Garibaldi.

Jornal de Fato

Mais de 200 mil podem ter desconto de até 65% na conta de energia elétrica
Os consumidores residenciais do Rio Grande do Norte não cadastrados na tarifa social ainda podem solicitar o benefício, desde que atendam aos critérios definidos pelo Governo Federal. Deverão procurar a Cosern, através das agências de atendimento ou do teleatendimento gratuito 116, e informar o CPF, um documento de identidade oficial com foto (carteira de motorista, RG, etc) e o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), emitidos pelo Governo Federal.
Atualmente, cerca de 400 mil famílias são beneficiadas com o subsídio no estado. Outros 213 mil consumidores ainda poderão receber os descontos na conta de energia, que variam de 10% a 65%.
Tem direito a tarifa social de energia elétrica todas as unidades consumidoras que possam ser classificadas na subclasse residencial baixa renda de acordo com os critérios definidos pelo Governo Federal, ou seja, aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadUnico).
Assim, podem ser beneficiários do subsídio tarifário as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, usuários em tratamento de saúde que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia e possuam renda familiar de até três salários mínimos, indígenas e quilombolas, além de famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). 


Eleitores de cinco municípios brasileiros voltam às urnas neste domingo dia 01.



Aproximadamente 50 mil eleitores de cinco cidades voltarão às urnas no domingo (1º) para eleger prefeitos e vice-prefeitos. As eleições acontecerão nos municípios de Goiatuba (GO), Santana de Cataguases (MG), Soledade (PB), Augusto Pestana (RS) e Taipas do Tocantins (TO).
As eleições realizadas em outubro do ano passado foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque os candidatos vencedores obtiveram mais de 50% dos votos válidos e tiveram os registros cassados. Com isso, prefeitos e vices ficaram impedidos de receberem o diploma e serem empossados.
Com a ausência do chefe do executivo municipal, os cinco municípios estão sendo comandados pelos presidentes das respectivas câmaras de Vereadores. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no município paraibano de Soledade, onde quase 11 mil pessoas estão aptas a votar, a eleição será disputada entre Flávio Aureliano Neto (PTN) e Vânia Maria Ouriques Barros (PMDB).
Em Goiatuba, os 26,4 mil eleitores poderão escolher entre Fernando Vasconcelos (PMDB), Márcia Cândido (PSDB) e Noroel Buzaim (PSC). Em Santana de Cataguases (MG), na Zona da Mata de Minas Gerais, a disputa pelo executivo municipal será entre três candidatos: Evaldo Milane Matias (PSC), Manoel Luiz Mathias (DEM) e Gumercindo Augusto de Resende (PSDB).
Na cidade gaúcha de Augusto Pestana, Luís Antônio Kruel Bohrer, com o nome de urna Dr Bohrer (DEM), e Vilmar Zimmermann (PP) estão na briga pelo comando da cidade que tem 6.100 eleitores. Em Taipas do Tocantins (TO) o pleito será disputado entre Joaquim Carlos Azevedo (PSD), Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV).


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CONVITE



A Coordenação Municipal do Programa Brasil Alfabetizado, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Oeste, convida todas as pessoas inscritas no Programa Brasil Alfabetizado, para participarem da Aula Inaugural com a Abertura Oficial do Programa, que acontecerá hoje, dia 30 de agosto, a partir das 18:30h na Escola Municipal “7 de Setembro”.


Contamos com sua presença!

Agradece,

A COORDENAÇÃO.
População de São Francisco do Oeste/RN cresce no ultimo ano e chega a 4.103 habitantes, segundo estimativa do IBGE

A nova estimativa populacional divulgada ontem (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o município de São Francisco do Oeste/RN tem um total de 4.103 habitantes
Vale frisar que as estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sócio-demográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.
IBGE


Ida do PMDB para oposição cria um cenário de dificuldades para Rosalba Ciarlini na Assembleia

O afastamento do PMDB em relação ao governo do Estado criará um cenário de dificuldades para a governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. Caso confirme-se o rompimento do partido, a partir de amanhã o governo terá apenas nove deputados, contra uma bancada de 15, entre independentes e a grande maioria oposicionista – restando ainda 16 meses de governo pela frente.
Com a saída dos quatro deputados do PMDB, a base de Rosalba passará a contar com os deputados Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Getúlio Rego (DEM), Gilson Moura (PV), José Adécio (DEM), Leonardo Nogueira (DEM), Raimundo Fernandes (PMN), Ricardo Motta (PMN) e Vivaldo Costa (PR). Entre oposicionistas e independentes, a oposição contaria então com 15 parlamentes, sendo eles Agnelo Alves (PDT), Ezequiel Ferreira (sem partido), Fábio Dantas (PHS), Fernando Mineiro (PT), Gesane Marinho (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB), Gustavo Carvalho (PSB), Hermano Morais (PMDB), José Dias (PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), Nelter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Walter Alves (PMDB) e Kelps Lima (sem partido). A bancada da oposição poderá ser maior, caso o PR declare rompimento.


Polícia Militar apreende cerca de 50 quilos de maconha na RN-117
Ação conjunta das Polícias Militar do Rio Grande do Norte e da Paraíba apreendeu, nesta quinta-feira, na RN-117, entre Governador Dix-sept Rosado e Mossoró, 47 tabletes de maconha, em caminhonete proveniente da Paraíba.A polícia recebeu informação sobre o transporte da droga, fez monitoramento e prendeu em flagrante Ednailton do Rêgo Lopes, 26 anos, no momento em que descarregava a droga, num residencial às margens da rodovia.O carregamento pode chegar a 50 quilos da droga, já que existe tablete que pesa mais de um quilo, segundo a Polícia Militar, que contou com apoio da Polícia Federal, para onde será encaminhada a droga.




Novo presidente do TRE/RN tomam posse nesta sexta-feira


O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Amilcar Maia, toma posse às 17h desta sexta-feira (30), no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). Na mesma solenidade, será empossado o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Rebouças. Os dois estarão à frente da administração da instituição até agosto de 2014.
Amílcar Maia é natural de Mossoró. Foi nomeado Juiz de Direito em dezembro de 1990 para a Comarca de Almino Afonso. Em seguida, assumiu as Comarcas de Patu, Mossoró e Natal. Em outubro de 2008 foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, onde integra a Primeira Câmara Cível. Atualmente exerce o cargo de vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-RN.
João Rebouças nasceu em Areia Branca, no oeste do Estado. Foi Juiz de Direito das Comarcas de Pendências, Martins, Mossoró e Natal e nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte em novembro de 2004. Atualmente é o presidente do TRE-RN.

Fonte: saomiguelnews
Sesap RN alerta para aumento na incidência de tétano

A incidência de tétano acidental tem aumentado assustadoramente, nos últimos anos, no Rio Grande do Norte, a ponto de estar preocupando os gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação Estadual (Sinan), no período de 2007 a junho de 2013, foram notificados no RN um total de 78 casos suspeitos de tétano acidental, com confirmação de 48 casos, resultando em 13 óbitos. Ano passado foram seis casos no Estado e, este ano, até o momento, outros seis casos já foram confirmados.
"Esse número é preocupante em se tratando de uma doença que se pode prevenir por meio de vacina disponibilizada gratuitamente à população, em todos os postos de vacinação dos 167 municípios norte-rio-grandenses", chama atenção a médica infectologista Milena Martins, diretora do Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência para o tratamento dos casos de tétano no Estado, além do Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.
A diretora alerta que o tétano é uma doença infecciosa grave que, se não for tomada a vacina a tempo, pode acarretar em um tratamento longo, com o paciente permanecendo num leito de UTI em média por 60 dias.
"Além de doloroso para o paciente, que poderia ficar livre disso com uma simples vacina que custa R$ 0,57, é um tratamento oneroso para o Estado, que gasta em torno de 20 a 30 mil reais com cada paciente internado".
É o caso de um paciente de 64 anos, que há dois dias foi transferido de Mossoró para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Internado em estado gravíssimo, o paciente está traqueostomizado, em ventilação mecânica, podendo ficar em torno de 30 dias na UTI, e podendo chegar até dois meses de internação no hospital. Trabalhando na atividade de caçador, o paciente foi vítima de uma perfuração de madeira que ocasionou o tétano.
VACINA
Ação barata para o Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina está à disposição da população, a partir dos dois meses de vida, de forma gratuita nos postos de vacinação.
Já a imunização básica contra o tétano consiste na aplicação de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda; já a terceira dose, com intervalo de seis a doze meses após a segunda. No esquema de vacinação, as crianças até cinco anos devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade, a vacina dupla (contra difteria e tétano) que também é recomendada para os adultos e pode ser obtida em qualquer posto de saúde. Uma dose de reforço deve ser tomada a cada dez anos para garantir a proteção contra a doença.
Com relação às gestantes, o esquema de vacinação compreende a aplicação de duas doses, a partir do quarto mês de gestação, com intervalo de dois meses entre as mesmas. Para proteção adequada da mãe e prevenção do tétano neonatal em gestação futura, é importante a aplicação de uma terceira dose, que deverá ser feita seis meses após a segunda.
Quando a gestante já tiver recebido as três doses, aplicar uma dose de reforço - somente se a última tiver sido aplicada há mais de cinco anos. A revacinação deve ser realizada a cada 10 anos, ou quando houver indicação em decorrência de ferimentos.
Grande Natal concentra o maior número de casos
No Rio Grande do Norte, segundo Adriana Cristina Aires, técnica do Setor de Agudas e Imunopreviníveis da Sesap, as notificações de tétano acidental no período de 2007 a junho de 2013 estão distribuídas em todas as Regiões de Saúde do Estado.
A predominância se volta para a zona urbana, sendo a 7ª Região (Grande Natal) a mais acometida com 27 casos, seguida da 1ª Região (São José de Mipibu) com 13 casos e a 3ª Região (João Câmara) com 12 ocorrências. Sendo a faixa etária de maior acometimento entre 55 a 64 anos, seguida pela de 35 a 44 anos.
Já os casos de óbitos, a maior concentração se deu na área urbana, e com o sexo masculino, 11 casos para dois do sexo feminino. Com relação às faixas etárias, a maior incidência de óbitos ficou entre 40 a 59 anos e 70 a 79 anos.
Além da vacina, o tétano é uma doença que pode ser evitada com um simples cuidado: limpar cuidadosamente com água e sabão todos os ferimentos para evitar a penetração da bactéria que, ao contrário do que se pensa, pode ser encontrada nos mais diversos ambientes, não apenas em pregos e cercas enferrujados. Adriana Cristina orienta que a bactéria que causa o tétano é encontrada na terra, em materiais enferrujados, fezes, galhos, arbustos, águas putrefatas e poeira das ruas.
"A contaminação pode ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar, daí a importância de se estar imunizado com a vacina. É importante não esquecer que o tétano é uma doença grave, às vezes, fatal, não hesite diante de sintomas e procure imediatamente uma unidade básica de saúde", orienta Adriana.


RN e CE vão exportar melão e melância para o Chile ainda neste ano


Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que o Diário Oficial da União do Chile publicou na última quarta-feira, 28, que o país vai exportar melão e melancia do Brasil ainda neste ano, por meio da Resolução 4857/13. As duas frutas sairão dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
De acordo com o Mapa, recentemente uma missão técnica composta por três representantes do Ministério da Agricultura do Chile estiveram na região que engloba os dois estados e constou a eficiência dos trabalhos realizados pelo pela Agricultura.
Esta visita dos chilenos serviu para conhecer e avaliar os aspectos fitossanitários na área livre de mosca-das-frutas. Com o reconhecimento dos estados, o Chile passará a exporta assim que seja concluído os tramites burocráticos entre os países.
No ano passado o país produziu cerca de 43 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado. De acordo com o Mapa, só o mercado de melão e melancia movimentou, cerca de US$ 151 milhões, sendo o Rio Grande do Norte e o Ceará como os maiores exportadores.
Atualmente, o Brasil exporta melancia para Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Paraguai, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

Jornal de Fato


Movimentos sociais anunciam paralisação nesta sexta-feira

A sexta-feira será de paralisação em todo o país.
Em Natal, as centrais sindicais, movimentos sociais, e partidos de esquerda se concentrarão  a partir das 08 horas na Praça do Relógio, no Alecrim.
O movimento em Natal faz parte da agenda de ‘Paralisação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras’.
Eis a pauta:
PAUTA UNIFICADA DAS CENTRAIS SINDICAIS:
1) Redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução de salários: aprovação do projeto que está na Câmara;
2) Pelo fim do fator previdenciário, que afeta a classe trabalhadora ao se aposentar.
3) Educação: pelos 10% do PIB
4) Saúde: 10% do orçamento da união para a saúde pública.
5) Transporte público de qualidade
6) Valorização das aposentadorias
7) Pela Reforma Agrária
8) Suspensão dos leilões do petróleo;
9) Contra a PEC 4330: projeto do governo que institucionaliza o trabalho terceirizado sem nenhum direito, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e férias;
PROPOSTAS INCLUÍDAS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS:
1. Reforma política e realização de plebiscito popular.
2. Reforma urbana para enfrentar a crise das grandes cidades e a especulação imobiliária.
3. Democratização dos meios de comunicação.
4. Pelos Direitos Humanos
5. Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas.
6. Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
7. Contra o Estatuto do Nascituro
8. Pela punição dos torturadores da ditadura militar.
9. PEC 300 – Piso Nacional para policiais militares e civis
10. PEC 308 – Criação da Polícia Penal
11. PEC 208 – Moradia digna para os sem teto
12. Não a reestruturação da Av. Engenheiro Roberto Freire
13. Derrubada do veto a PL 87/2011 – Porte de arma nacional para os agentes penitenciários.
14. Pela Agricultura Familiar – Sem Agrotóxicos
PROPOSTAS INCLUÍDAS PELO FÓRUM POTIGUAR DE LUTAS:
1. FORA ROSALBA;
2. Pelo fim da violência contra a mulher: Que o Governo do Estado do RN garanta a implementação da Lei Maria da Penha no que diz respeito às delegacias especializadas, casas de apoio, campanhas…
3. Denunciamos a falta de políticas e ampliação do número de creches;
4. Pelo Direito de Decidir sobre o Nosso Corpo com prevenção e atenção à saúde da Mulher, pela legalização do aborto;
5. Apoio à PL 122: pela criminalização da homofobia;
6. Transporte público de qualidade: Pela tarifa zero;
7. Contra as grandes obras: Não à reestruturação da Av. Engenheiro Roberto Freire
8. Não privatização da água aqui no estado.
9. Por uma política cultural que seja capaz de referenciar o que é do RN.
10. Pelo retorno imediato da meia entrada para estudantes: Pelo fim da cota de 40%.

Fonte: Thaisa Galvão


Senado aprova MP que libera R$ 3 bilhões para municípios
O Senado aprovou ontem a Medida Provisória (MP) 613/2013, que libera R$ 3 bilhões aos municípios para melhoria dos serviços públicos e compensação da perda de arrecadação com isenções tributárias, conforme combinado pela presidenta Dilma Rousseff na última marcha dos prefeitos.

A medida também concede incentivos tributários aos produtores de etanol e à indústria química. A estimativa é que a renúncia do governo somará até R$ 9,5 bilhões até 2015 e servirá para estimular o mercado interno.

Também como forma de incentivo econômico, a MP prorroga por mais dez anos os benefícios fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus. Dessa forma, os benefícios continuarão vigorando até 2024.

Em seu relatório na comissão especial mista, o relator, senador Walter Pinheiro (PT-BA), tinha estipulado a necessidade de licitação para a exploração de portos secos. Entretanto, a emenda foi rejeitada na Câmara e o relator decidiu deixar o assunto para ser abordado na Medida Provisória 619/2013. Dessa forma, sem alterações em relação ao texto dos deputados, a matéria segue para sanção presidencial.


CNM alerta: gestores devem fazer a prestação de contas de programas educacionais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que ainda não realizaram a prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), referente ao ano 2011 e 2012, que podem efetuar por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) 1.609 Municípios estão pendentes. Destes 677 Municípios são referentes à prestação de contas de 2011 e 932 de 2012.
De acordo com informações do FNDE o cadastro inicial e a validação dos dados devem ser realizados pelo gestor. E depois que ocorrer estes registros, o gestor deverá promover o cadastro da equipe técnica responsável para continuar o processo na prestação de contas.
Punição
Os gestores serão notificados e terão quarenta e cinco dias para encaminharem as informações para o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC). O não cumprimento do prazo causará a certificação da omissão e a abertura de Tomada de Contas Especial (TCE).


Confederação Nacional dos Municípios
Salário mínimo previsto para 2014 será de R$ 722,90


A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (29) que o Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) elaborado pelo governo prevê salário mínimo de R$ 722,90 a partir de 1º de janeiro de 2014. O valor representa um reajuste de 6,62% em relação aos atuais R$ 678.
“O novo valor do salário mínimo previsto na peça orçamentária é de R$ 722,90, já incorporando a regra de valorização do salário mínimo, que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, o que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse a ministra após entregar o projeto em mãos ao presidente do Senado, Renan Calheiros(PMDB-RO).



População brasileira tem 12% de fumantes



“Para mim, deixar o cigarro foi uma libertação”. É o relato do músico de 32 anos, Odair Souza que, por 11 anos foi fumante, e depois de mais de cinco tentativas, deixou o cigarro há dois anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que 17% dos brasileiros são fumantes, o que equivale a 25 milhões de pessoas. Para tentar conscientizar outras pessoas a seguir o exemplo de Odair, são feitas, hoje, ações educativas em praticamente todo o país desde 1986, quando foi sancionada a lei que instituiu 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles, alerta que o tabagismo é uma doença que pode ocasionar outras 50. Vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de menopausa, infertilidade e envelhecimento precoces são alguns dos problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo fumo.


Maioria do STF rejeita recursos de Dirceu e mantém pena no mensalão



A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso e manteve a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão, pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
No recurso apresentado ao STF, a defesa de Dirceu pediu a redução da pena, a publicação de trechos do julgamento omitidos no acórdão, com detalhes das decisões dos ministros; e reivindicou um novo relator para o embargo de declaração protocolado.Todos os recursos foram rejeitados pelo relator da ação, Joaquim Barbosa. Ele entendeu que não houve omissões no acórdão, o texto final do julgamento, e negou os argumentos da defesa para diminuir a pena-base das condenações. Segundo Barbosa, “a reprovabilidade da conduta de Dirceu era mais elevada devido à posição de liderança”.
Fonte: blogrobsonpiresxerife


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeitura de São Francisco do Oeste inicialmente disponibilizará 02 caminhões pipa para abastecimento de água na zona urbana


A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, colocou a disposição a partir desta quarta – feira, 28 de Agosto, a operação carro pipa no município. Inicialmente com 02 caminhões pipa através da parceria com o Governo do Estado, cada caminhão realizará 03 viagens por dia, trazendo água mineral da cidade de Apodí, e na próxima semana através da Defesa Civil, disponibilizará  mais 02 caminhões. A ação da prefeitura municipal visa atender os moradores com água potável tendo em vista o problema enfrentado na questão do abastecimento e dos efeitos da seca e da péssima qualidade da água do açude São Gonçalo para o consumo humano, exigindo assim medidas  de emergências diante da ausência de chuvas que quase totalmente acabou por secar o reservatório que atende a população .

imagem de abastecimento







TENTATIVA DE FUGA NO PRESÍDIO DE PAU DOS FERROS ONTEM A TARDE


ONTEM A TARDE TEVE UMA TENTATIVA DE FUGA NO PRESÍDIO DE PAU DOS FERROS, OS PRESOS ESTAVAM CAVANDO UM BURACO E PROVAVELMENTE PLANEJAVAM SAIR EM MASSA.

MAIS UMA VEZ A POLÍCIA MILITAR EVITOU O PIOR!

PARABÉNS PARA POLÍCIA MILITAR DE PAU DOS FERROS 




Fonte: nossapaudosferrosrn
Henrique ainda vai tentar convencer Garibaldi a ser o candidato do PMDB

O sonho atual do deputado Henrique Alves é votar no ministro Garibaldi Filho para o governo.
Mesmo sabendo que Garibaldi não topa, ainda tem esperança de tentar convencê-lo.
O que Henrique não quer de jeito nenhum é a candidatura do primo Walter.
Para Henrique, certamente o deputado estadual Walter Alves é muito novo para ser o que ele nunca conseguiu: ter um mandato no Executivo.
Walter hoje é para Henrique, o fantasma que até bem pouco tempo foi o primo Carlos Eduardo, hoje prefeito e de pazes feitas com o presidente da Câmara.
Carlos conseguiu. Foi eleito prefeito. Henrique tentou duas vezes e não conseguiu. Carlos se elegeu duas.
Por isso, na qualidade de presidente do PMDB, Henrique fará de tudo para evitar que “Waltinho” chegue onde ele não conseguiu.
Até a promessa de, se eleito presidente da Câmara, repassar a presidência do PMDB para Walter, foi descumprida.
O clima entre os primos só não é pior por causa da liderança – de voto e prestígio – de Garibaldi, pai de Walter.
Que não quer a candidatura do filho para o governo, não por causa de Henrique, mas por considerar que o momento não é dos melhores e a eleição do filho pode pôr em risco sua carreira política, já que o cenário político brasileiro hoje é um dos piores dos últimos tempos.
Sem Garibaldi na disputa, e tirando Walter do páreo…resta o próprio Henrique, que depois do fantasma do avião da FAB perdeu a graça da disputa pelo governo e hoje trabalha para ser o deputado federal mais votado.
Menos do que isso seria pouco para o cargo que exerce hoje no cenário nacional.
Henrique tentou ainda o primo – hoje querido – Carlos Eduardo (PDT), para ser o candidato a governador com apoio do PMDB.
Mas, o que seria um upgrade para o prefeito da capital, pode ser um desastre, já que o projeto familiar ficará muito visível aos olhos da população hoje muito irritada com as armações e articulações da política.
Então…o vice-governador Robinson Faria seria o nome do PMDB?
Uma vez, da outra tentativa de Robinson disputar o governo, ouvi de Henrique, num almoço do Hotel Ocean Palace, que Robinson seria o “seu governador”.
Hoje Henrique já pensa diferente. No verão, em um almoço na praia de Jacumã, falou que “Robinson não”.
Mas…sem candidatura própria, e sem sequer conseguir fabricar um candidato, como queria com o empresário Marcelo Alecrim, que não topa, restaria ao PMDB apoiar Robinson?
A vice-prefeita Wilma de Faria (PSB), para o PMDB, é carta fora do baralho na disputa majoritária.
Então…
Melhor aguardar.
Afinal de contas, o PMDB ainda nem rompeu oficialmente com o governo Rosalba Ciarlini.
Mas, é certo que, com o tratamento dispensado ao filho deputado Walter, Garibaldi não repetirá cenas da sua vida na política: não irá mais para o sacrifício. Em nome de ninguém.


Henrique Alves e Fábio Faria decidem que PSD e PMDB seguirão unidos na chapa proporcional em 2014


Uma vez escrevi aqui que o PMDB, rompendo com o governo Rosa, e sem candidatura própria, poderia terminar caindo no colo da candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD).
E pode.
PSD e PMDB podem até não levar a cabeça de chapa em consideração…ainda…mas os dois partidos já começaram a definir, juntos, os rumos de 2014.
Hoje o presidente da Câmara e presidente do PMDB-RN, Henrique Alves e o segundo-vice-presidente da Câmara e vice-líder do PSD na Casa, Fábio Faria, conversaram sobre sucessão no Rio Grande do Norte.
E definiram que, na chapa proporcional, PMDB e PSD estarão unidos.
Primeiro passo.
No Instagram, Fábio postou foto da reunião com o seguinte texto:
“Importante e produtiva reunião com o presidente da Câmara Henrique Alves. Assuntos da Mesa diretora e o PSD estará na coligação proporcional pra Federal e Estadual com o PMDB no RN! Faremos uma reunião em breve dos dois partidos!!”
Huummm…
Se até bem pouco tempo, o nome de Robinson Faria era vetado da lista de Henrique, e agora já se considera uma coligação na proporcional…tem dúvida que a coisa começou a andar?
Tem dúvida que o PMDB não tem quem apoiar para o governo?

Fonte: Thaisa Galvão