quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Níveis de reservatórios de usinas hidroelétricas nunca estiveram tão baixos



Com as precipitações muito abaixo da média, a vazão dos rios que alimentam reservatórios e usinas do Sudeste e Centro-Oeste, atingiu o menor índice da história.
 
Mês passado, os rios registram um volume de água de apenas 53,4% da média histórica. Atualmente o nível caiu para 36,3%, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Este é o menor percentual para todos os meses desde 2000. Nem no ano do racionamento o índice foi tão baixo, ficando em 72,4% em janeiro de 2001. Apesar disto, ainda não há risco para a falta de energia, já que agora existem as usinas termoelétricas, porém o Governo deveria lançar uma campanha para conscientizar a população a economizar eletricidade.
 
Para Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e ex-presidente da Eletrobrás, o fato é preocupante, pois mesmo estando em fevereiro, as chuvas ainda não chegaram.

Consumo 
Além disto, o aumento do consumo, recorde em janeiro, agravou ainda mais a situação dos reservatórios. A carga gerada pelas usinas aumentou em 9,4% se comparado a janeiro de 2013 no Sudeste e Centro-Oeste.
 
Roberto Brandão, do Grupo de Estudos de Energia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que os modelos de previsão de chuva do ONS são imprecisos em relação ao volume de água que cairá sobre os rios. Ou seja, é impossível saber se as chuvas previstas para a segunda quinzena deste mês vão compensar a queda atípica dos níveis dos reservatórios.
 
Da Agência CNM, com informação do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário