sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vítimas de violência doméstica poderão ter atendimento especializado no SUS

Mulheres e outras vítimas de violência doméstica poderão ter atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que prevê o Projeto de Lei 6295/13, em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que analisou a violência contra a mulher, concluída em 2013.
 
De acordo com o colegiado, atualmente as vítimas de violência doméstica não dispõem de condições específicas e especializadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde dentro do SUS.
 
A medida – que altera a Lei 8.080/1990 – prevê incluir entre os princípios e diretrizes do SUS a atribuição de organizar serviços públicos específicos e especializados para essas pessoas. A nova legislação pretende, ainda, que sejam garantidos, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.
 
Aprovado pelo Senado em agosto de 2013, a matéria integra uma série de proposições apresentadas pela CPMI composto por 13 projetos de lei e de um projeto de resolução do Congresso.
 
Tramitação
De acordo com o Regimento Interno do Congresso, as proposições originadas de CPI mistas começam a ser analisadas alternadamente pelo Senado e pela Câmara. O PL 6295/13 será submetido diretamente ao Plenário.
 

Veja aqui a íntegra do projeto.

Agência CNM, com informações da Agência Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário