Alunos da educação básica serão
avaliados em novembro
As provas serão realizadas em todo País nos dias 11 e 21 de
novembro. O resultado está previsto para 31 de maio de 2014
Portaria do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicada nesta terça-feira (25)
definiu o calendário e as diretrizes da edição de 2013 do Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica (Saeb). O sistema é composto pela Avaliação
Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento
Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional de
Alfabetização (Ana).
Compõem a Aneb provas de leitura, matemática e questionários
aplicados a um grupo de estudantes do quinto e do nono anos do ensino
fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e
particular.
Da Anresc, participam todas as escolas com pelo menos 20
estudantes do quinto e do nono anos do ensino fundamental regular, matriculados
em escolas públicas de zonas urbanas e rurais. Serão aplicadas provas de
leitura, matemática e questionários.
A portaria também estabelece a inclusão, em caráter
experimental, do teste de ciências a alunos do nono ano do ensino fundamental
da Anresc e do nono ano do ensino fundamental e do terceiro do ensino médio da
Aneb.
A Ana contará com provas de leitura e escrita e de
matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no terceiro ano do ensino
fundamental de escolas públicas das áreas urbana e rural organizadas no regime
de nove anos.
Educação básica
A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no
País e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças de zero a
cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino
médio (para alunos de 15 a 17 anos).
Prova Brasil
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico desenvolvidas Inep. O objetivo é
avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a
partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e
nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os
estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura,
e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário
socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto
que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas
também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil
profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações da avaliação, o MEC e as
secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao
aprimoramento da qualidade da educação no País e a redução das desigualdades
existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e fraquezas
identificadas direcionando os recursos para áreas identificadas como
prioritárias.
Fonte: Ministério da Educação
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