sexta-feira, 26 de julho de 2013

CADASTRO POSITIVO COMEÇA A FUNCIONAR NA SEMANA QUE VEM.
Criado há 10 anos, sistema promete possibilitar crédito mais barato para bons pagadores.

Quase dez anos depois de ser anunciado, o “cadastro positivo” começará a funcionar a partir da quinta-feira da semana que vem. No primeiro dia de agosto, os bancos poderão alimentar a ferramenta que promete guiar as instituições financeiras na concessão de empréstimos e até baratear o crédito para o bom pagador.
Apenas os consórcios terão mais tempo para abastecer o sistema. Nesta quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a ampliação do prazo para junho de 2014 para que as administradoras mandem as informações.
— Consórcio tem um linguajar diferente. Nem é uma opera clássica de crédito — afirmou o chefe do departamento de normas do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos — Era preciso dar mais tempo para que as operadoras ajustassem seus sistemas tecnológicos.
Odilon frisou que os correntistas brasileiros têm de autorizar a inclusão dos dados no cadastro positivo para o banco repassar as informações. Isso não será automático logo no início de agosto e demandará tempo.
— Poderia haver alguma frustração se a pessoa fosse consultar o cadastro e não encontrasse nenhuma informação logo no início de agosto.
O chefe de normas do BC ressaltou ainda que é interessante permitir que os bancos coloquem as informações no cadastro positivo. Para os bons pagadores, o crédito pode ficar mais barato. Sérgio Odilon dos Anjos argumenta que no caso de quem está negativado no sistema bancário já consta nos cadastros negativos.
Na reunião desta quinta-feira, o CMN também aprovou o aumento do empréstimo concedido no “programa de capitalização de cooperativas de crédito” do BNDES. Antes, as operações eram de até R$ 10 mil com uma renovação ao final de um ano. A partir de agora, cada financiamento pode chegar a R$ 30 mil e ser renovado após dois anos.

Fonte: Gabriela Valente/O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário