quarta-feira, 31 de julho de 2013

Esclarecimentos da Professora Maria Imaculada de Oliveira.


Nunca pensei que fosse preciso fazer esse esclarecimento, mas quando as pessoas começam a mencionar nomes de pessoas inocentes que muitas vezes estão nos seus trabalhos tentando sobreviver, vi o quanto é necessário essas explicações . Existem certos momentos na vida na qual nos deparamos com algo novo, tão novo que chegam a surpreender e assustar. Foi assim que me senti quando a Prefeita Gildene Barreto, convidou-me para a assumir a pasta da Educação Municipal do nosso município. Por várias vezes indaguei, pensei e refleti antes de assumir, pois admiro, respeito, confio e defendo muito a Educação. Sou professora há 20 anos e amo” minha profissão” e tenho a certeza que é com a educação que se muda e transforma o mundo, por isso um certo
 receio. Quero muito agradecer primeiramente a Deus e depois a prefeita pela confiança dada a mim. Quando se assume tamanha responsabilidade vivenciamos momento de grande alegria, de angústias e, de aprendizado. E foi mediante a esse aprendizado e que tive que deixar a secretaria de Educação, pois através desses conhecimentos adquiridos durante esses seis meses e que tive de pensar nas pessoas a qual dependiam de mim, para não serem prejudicadas. Sei que os nobres leitores desse texto já ouviram ou viram passar até mesmo em propaganda na TV um Programa do Governo Federal chamado PACTO. (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Na qual Participam todos os município RN, e dos outros estados do Brasil. Então lembro-me bem que no final do mês de novembro de 2012, eu fui solicitada para ser coordenadora do programa no nosso município. Pronto, para vocês entender melhor: O programa começou em março, eu já tinha assumido o cargo desde janeiro de 2013. A nossa companheira Toinha Gomes, foi solicitada para ser a nossa orientadora, pela experiência que tem em alfabetização, e também pela sua competência. Ainda entendendo o caso: A mesma foi o primeiro encontro em Natal no inicio de Maio, e quando chegou alertou-me do meu caso com o PACTO. Entrei em contato com a minha Supervisora e ela me pediu um tempo para resolver o problema. E mais ou menos no final de junho enviou-me essa resolução a qual exponho abaixo:
 No dia 14/12/2012 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 1.458/2012, que define categorias:
 Art. 9o
 O coordenador das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios será indicado pela respectiva secretaria de educação e deverá ser selecionado, preferencialmente, dentre aqueles que atendam às seguintes características cumulativas:
 I - ser servidor efetivo da secretaria de educação;
 II - ter experiência na coordenação de projetos ou programas federais;
 III - possuir amplo conhecimento da rede de escolas, dos gestores escolares e dos docentes envolvidos no ciclo de alfabetização;
 IV - ter capacidade de se comunicar com os atores locais envolvidos no ciclo de alfabetização e de mobilizá-los; e
 V - ter familiaridade com os meios de comunicação virtuais.
 § 1o
 É vedada a designação de qualquer dirigente da educação do estado, do Distrito Federal ou do município para atuar como coordenador das ações do Pacto.

Continue entendo o caso da minha saída da pasta. Com três dias a UNDIME ((União
Nacional de Dirigentes Municipais de Educação) enviou-me o seguinte e-mail:
 Para: educacao_sfo@hotmail.com, mimaculadasilva@hotmail.com
 Bons tarde prezados secretários (a),

Em recente visita de técnicos do FNDE para acompanhar as ações do PNAIC em alguns municípios, foi detectado que 2 cidades o secretário de educação assume a coordenação do PACTO. O que é proibidíssimo. Em vista ao simec, vimos que mais 6 municípios do estado estão desse jeito. Diante mão solicitamos que os secretários que estão nessa situação, opte por uma das funções com URGÊNCIA, afim de não ocasionar problemas com devolvimento de recursos ao FNDE, ou com problemas para o município. Att,
 Edineide Almeida
E você poderia perguntar: E porque não se passou a coordenação para outra pessoa? Primeiro é um programa muito desafiador e que eu me identifico muito com alfabetização e depois poderia prejudicar o andamento das atividades, uma vez que estamos lhe dando com o FNDE, e por que não dizer com a bolsa dos 09 alfabetizadores que estão inseridos no programa. Mudanças essas, que poderiam durar meses( segundo orientações PNAIC). Durante esses seis meses aprendi muito, não pude fazer grandes coisa pela Educação, sei que tem muito a ser feito, mas uma coisa é certa, serviu para mim conhecer pessoas maravilhosas, fiz amizades jamais esquecidas, ouvi pessoas fantásticas, e convivi com gente espetacular. Mas também me decepcione com pessoas que jamais esperaria, dizem que faz parte. Enfim foram momentos muito marcantes, quero agradecer do fundo do coração as pessoas que me ajudaram diretamente e também as que ajudaram indiretamente, espero contar com a compreensão de todos vocês e saio com a consciência tranquila que fiz a escolha certa. Então é isso que queria explicar, não sou de desistir fácil, sei enfrentar qualquer tipo de problema juntamente ao lado do nosso ser supremo Deus pai.
Hoje sei que eu posso entender melhor o lado Gestão pública. E a você Gildene,que sempre demonstrou afetividade comigo, dando-me força, animo e segurança na hora que eu precisei. Fortalecemos nossos laços efetivos. E saiba que estou a sua disposição para o que você precisar, esteja onde eu estiver.Não poderia deixar de agradecer aos fornecedores na qual tive contato esses seis meses pessoas maravilhosas e me ajudaram muito como também ao pessoal que trabalham na prefeitura, a vocês o meu muito obrigado.QUERO AGRADECER A TODOS E DESEJAR UM ÓTIMO COMEÇO PARA O NOVO SECRETÁRIO e dizer que estou a disposição se precisar das minhas humildes experiências.

Professora Maria Imaculada de Oliveiraeu posso entender melhor o lado Gestão pública. E a você Gildene,que sempre demonstrou afetividade comigo, dando-me força, animo e segurança na hora que eu precisei. Fortalecemos nossos laços efetivos. E saiba que estou a sua disposição para o que você precisar, esteja onde eu estiver.
Não poderia deixar de agradecer aos fornecedores na qual tive contato esses seis meses pessoas maravilhosas e me ajudaram muito como também ao pessoal que trabalham na prefeitura, a vocês o meu muito obrigadoExistem certos momentos na vida na qual nos deparamos com algo novo, tão novo que chegam a surpreender e assustar. Foi assim que me senti quando a Prefeita Gildene Barreto, convidou-me para a assumir a pasta da Educação Municipal do nosso município. Por várias vezes indaguei, pensei e refleti antes de assumir, pois admiro, respeito, confio e defendo muito a Educação. Sou professora há 20 anos e amo” minha profissão” e tenho a certeza que é com a educação que se muda e transforma o mundo, por isso um certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário