quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão em oito estados foi causado por queimadas em linhas de transmissão, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que o motivo do apagão de energia que atingiu oito estados do Nordeste foi provocado por uma queimada em duas linhas de transmissão privadas no Piauí que fazem a interligação entre o sistema Norte e do Nordeste. 
De acordo com a nota da ONS, o primeiro desligamento aconteceu às 14h58 na linha que conecta  Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, operada pela IENNE, empresa controlada pela Isolux. Ela foi religada manualmente às 15h04 e desligado às 15h06. 
Já o segundo foi às 15h08, na linha que liga Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí, operada pela Taesa, empresa controlada pela Cemig.

Segundo a ONS, com os desligamentos houve uma “perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional”. Com isso, mais três linhas foram desligadas: Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2; Presidente Dutra / Boa Esperança; e Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Chesf
Segundo o superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, houve queda de energia no Nordeste, e foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte.



 Jornal Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário