sábado, 31 de agosto de 2013

Após votação unânime, PMDB anuncia rompimento com Governo Rosalba Ciarlini



O PMDB não faz mais parte do governo Rosalba Ciarlini. A decisão foi anunciada nesta sexta, durante coletiva presidida pelo presidente do diretório estadual do partido e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Além disso, Alves anunciou que o partido terá candidato próprio para o governo nas eleições de 2014. Contudo, um projeto ainda será montado e pensado para definir o nome que irá concorrer à cadeira de líder do executivo estadual. Na próxima segunda, o partido irá se reunir com os prefeitos e vice-prefeitos do PMDB no Rio Grande do Norte para comunicar a decisão de rompimento.

"Essa decisão não é nada pessoal contra a governadora Rosalba. O PMDB sempre foi muito bem recebido pela governadora em todas as vezes que a procurou. Porém, não concordamos com a sua gestão e decidimos, à unanimidade, nos afastar do governo", disse Henrique Alves. "Agora vamos pensar e montar um planejamento para 2014. A idéia é ter candidato próprio. Nesse projeto vamos definir o nome", completou o presidente da Câmara dos Deputados. Henrique também anunciou que o partido entregará os cargos da Secretaria de Agricultura, onde está Júnior Teixeira, e da Emparn, que tem como diretor Henderson Magalhães. “Telefonarei para os dois Júnior Teixeira e Henderson Magalhães ainda hoje e pedirei para eles entregarem os cargos”, antecipou.
A votação para rompimento com o governo Rosalba aconteceu minutos antes da coletiva. Estiveram presentes várias lideranças do partido, como o Ministro da previdência Garibaldi Alves e os deputados Walter Alves, Hermano Morais e Nelter Queiroz. Também votaram o ex-governador Geraldo Melo, Ana Catarina Alves, Eurico Alecrim, Glaire Belchior, Álvaro Dias, José Maria Mel e Elias Fernandes. Gustavo Fernandes não compareceu por problemas de saúde.
O anúncio do rompimento do PMDB com o governo Rosalba já vinha sendo esperado desde a última segunda, quando o Ministro Garibaldi Alves anunciou que estava saindo da base de apoio da governadora. Diante disso, no começo da semana, seus aliados no governo entregaram os cargos. Insatisfeitos com os rumos da administração no estado, na ocasião o secretário estadual de Trabalho e Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro, o presidente da Fundac, Getúlio Barbosa e o diretor da Potigás, Fernando Dinoá, estiveram com a governadora e colocaram seus cargos à disposição.

Candidatos
Garibaldi Filho e Walter Alves são os dois principais nomes do partido para concorrer à eleição em 2014. Porém, nesta sexta, em entrevista a Band Natal, Garibaldi praticou descartou ser o candidato do partido. "Eu peço desculpas aos meus companheiros, mas não me sinto motivado para ser candidato a governador. Walter poderá ser candidato ao Governo se o povo e a sociedade acharem que corresponde a expectativa. Contudo, por mim, ele não será", disse o Ministro. Walter é filho de Garibaldi.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário