sábado, 24 de agosto de 2013

Fiern encomenda estudo econômico sobre o RN

Alcivan Costa
Amaro Sales - Presidente da FIERN

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) quer oferecer uma proposta consistente direcionada ao desenvolvimento do Estado. A informação foi confirmada ontem pelo dirigente da entidade, Amaro Sales, durante visita à Redação da GAZETA DO OESTE. De acordo com o presidente da entidade, um profundo estudo acerca das potencialidades econômicas do Estado está sendo realizado pela empresa Macroplan, que promoveu estudo similar em Minas Gerais.
 Amaro Sales revelou que o projeto "Mais RN" deverá ser apresentado até a segunda quinzena de setembro e, de acordo com o presidente da Fiern, o mapeamento da economia potiguar servirá de parâmetro para investidores, mas principalmente para que gestores possam promover políticas fundamentadas de incentivo e estimulo a industrialização do Estado.
 Ele disse não ter dúvidas que o estudo será um legado a ser deixado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, independente de quem sejam os próximos governantes e, sobretudo, independente de quem seja o próximo presidente da Fiern, o estudo ficará como um importante documento para o desenvolvimento econômico potiguar.
 "O projeto Mais RN é uma iniciativa sem carimbo político ou partidário. É bem verdade que não se pode realizar um estudo desta natureza sem a participação do governo, até porque ele é o detentor das informações, mas como disse esse mapeamento, é um legado que a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte está deixando como contribuição para que gestores possam implementar políticas efetivas direcionadas ao desenvolvimento econômico. Alguns pontos do estudo, nós antecipamos, mas acredito que até a segunda quinzena de setembro teremos o documento pronto para ser divulgado", afirmou o presidente Amaro Sales.
 De acordo com o dirigente da Fiern, um dos pontos do estudo mostrou que a insegurança no Rio Grande do Norte é resultado da falta de investimentos no setor. Amaro Sales reconhece que as despesas do Poder Executivo com folha de pessoal representam 64% do orçamento público e, em sua visão, isso criou problemas para se investir na Defesa Social.
  Como ponto positivo detectado no mapeamento elaborado pela empresa Macroplan, o presidente Amaro Sales cita que o Rio Grande do Norte tem a melhor renda per capita da Região Nordeste. De acordo com o líder empresarial, esse fator se configura em um importante atrativo para que indústrias se instalem no Estado. "Esse é um dado que poucas pessoas têm conhecimento. Um empresário quando vai se instalar em um Estado, esse dado é de fundamental importância", acrescentou o presidente da Fiern.
   Questionado a respeito da participação financeira do governo estadual na elaboração do estudo, Amaro Sales revela que um grupo formado por 50 empresários do Rio Grande do Norte custearam a contratação da empresa de consultoria. Ele disse que a entidade reconhece as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Poder Executivo do Rio Grande do Norte e dessa forma a Fiern decidiu custear a contratação da Macroplan.


Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário