sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RN e CE vão exportar melão e melância para o Chile ainda neste ano


Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que o Diário Oficial da União do Chile publicou na última quarta-feira, 28, que o país vai exportar melão e melancia do Brasil ainda neste ano, por meio da Resolução 4857/13. As duas frutas sairão dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
De acordo com o Mapa, recentemente uma missão técnica composta por três representantes do Ministério da Agricultura do Chile estiveram na região que engloba os dois estados e constou a eficiência dos trabalhos realizados pelo pela Agricultura.
Esta visita dos chilenos serviu para conhecer e avaliar os aspectos fitossanitários na área livre de mosca-das-frutas. Com o reconhecimento dos estados, o Chile passará a exporta assim que seja concluído os tramites burocráticos entre os países.
No ano passado o país produziu cerca de 43 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado. De acordo com o Mapa, só o mercado de melão e melancia movimentou, cerca de US$ 151 milhões, sendo o Rio Grande do Norte e o Ceará como os maiores exportadores.
Atualmente, o Brasil exporta melancia para Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Paraguai, Reino Unido, Rússia e Uruguai.

Jornal de Fato


Nenhum comentário:

Postar um comentário