Bancos
devem garantir serviços essenciais para os clientes durante a greve
Mesmo com a greve, os
bancos devem oferecer serviços essenciais para os clientes manterem as
negociações urgentes com as instituições financeiras. Além disso, os bancos
precisam oferecer serviços alternativos para pagamento de contas, segundo
órgãos de proteção ao consumo.
A advogada da Associação Brasileira de Defesa
do Consumidor (Proteste), Tatiana Viola de Queiroz, lembra que a legislação
garante aos clientes bancários a continuidade de serviços essenciais.
Com isso, a compensação de cheques e transferência de dinheiro entre contas de
bancos diferentes, por exemplo, devem ser feitas nos prazos estipulados pelo
Banco Central. “Os bancos não podem parar totalmente”, disse.
No caso de um cliente precisar resolver algum
problema com urgência e a sua agência estiver fechada, o banco deve orientar
sobre outro local para atendimento com o gerente, diz Tatiana. Mas, a advogada
também lembra que o cliente não pode deixar de pagar contas porque há greve.
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