segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sandra e Fafá polarizam disputa federal

Alcivan Costa
A disputa eleitoral do próximo ano em Mossoró deve ser diferenciada em relação aos embates anteriores. Analistas políticos entendem que o embate majoritário, Governo do Estado e Senado da República será secundário dentro do panorama local. O grande foco, contudo, será a corrida pela Câmara dos Deputados, sobretudo, no que envolve a ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) e a deputada federal Sandra Rosado (PSB).
 O ingresso da enfermeira Fafá Rosado e a perspectiva de sua candidatura à Câmara dos Deputados é um ingrediente a mais na disputa proporcional do próximo ano. Além de duelarem em busca dos votos na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, a polarização entre Fafá e Sandra evitará a presença dos chamados “forasteiros” no reduto eleitoral da família Rosado.
Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Planus em parceria com a GAZETA DO OESTE serviu para dar uma dimensão do clima de guerra que será transformado o segundo maior colégio eleitoral do Estado. A ex-prefeita Fafá Rosado aparece como a preferida dos mossoroenses para a Câmara Federal tanto na sondagem espontânea quanto na estimulada.
No quesito espontâneo, a ex-prefeita Fafá Rosado despontou com 17,33% das intenções de voto. No mesmo quesito, a deputada federal Sandra Rosado foi citada por 16,83%. Na sondagem estimulada, novamente a ex-chefe do Poder Executivo foi a preferida dos mossoroenses. Ela foi citada por 30,83%. Neste quesito, onde o entrevistado responde a pergunta com o amparo de uma lista de nomes, a diferença entre Fafá Rosado e Sandra Rosado se apresenta ainda mais ampliada, embora, uma análise aprofundada em torno dos números aponta alto nível de acirramento.
A ex-prefeita Fafá Rosado, mesmo sendo lembrada como um forte nome para deputada federal, existem perspectivas ainda maiores para a peemedebista. Fafá Rosado também tem sido lembrada como uma opção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro para uma eventual composição majoritária, caso a agremiação reavalie a sua posição referente à apresentação de um nome para a disputar a chefia do Poder Executivo.
Na eleição de 2010, o deputado federal Betinho Rosado (sem partido) foi o campeão de votos no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte com 35.245, seguido pela deputada federal Sandra Rosado (PSB) que obteve 25.075 votos. A polarização entre Betinho e Sandra, como tende a acontecer em 2014, vedou a presença de “forasteiros” em Mossoró.
  O terceiro colocado na corrida para deputado federal na cidade foi o deputado federal Felipe Maia (DEM) com 7.710 votos, ou seja, mais de 17 mil votos a menos do que a deputada Sandra Rosado. A polarização de 2010 foi motivada pela presença de candidatos de outras regiões em Mossoró nas eleições de 2006, tanto que, em 2010, Betinho e Sandra definiram estratégias consistentes, pregando o chamado “bairrismo” no voto. O eleitor mossoroense era instigado a votar em Sandra ou Betinho, apenas.
A presença dos ‘forasteiros’ naquele pleito culminou com a derrota do deputado federal Betinho Rosado que ficou na primeira suplência de sua coligação, enquanto Sandra Rosado foi eleita, embora tenha conseguido se reeleger por meio dos votos da sua coligação. Em 2006, Betinho Rosado obteve 28.709 votos, enquanto a deputada federal Sandra Rosado foi votada por 19.852 mossoroenses. Um comparativo entre 2006 e 2010 comprova que a estratégia foi eficaz e garantiu a reeleição de ambos.


Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário