sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Vacina contra a dengue começa a ser testada em outubro, no Brasil

Uma vacina desenvolvida no Brasil, em parceria com os Estados Unidos, poderá imunizar contra os quatro tipos de dengue. Testes em humanos serão iniciados logo em outubro pelo Instituto Butantã e pela Universidade de São Paulo (USP). A vacina faz com que as pessoas produzam anticorpos contra o vírus da dengue e pode imunizar com apenas uma dose.
Mas os brasileiros não serão os primeiros a receberem a versão teste da vacina contra a dengue. Mais de 600 norte-americanos foram cobaias nos Estados Unidos. Os pesquisadores do Butantã e da USP alegam que os resultados desses testes foram positivos.
Os efeitos colaterais, uma das principais preocupações de cientistas, não foram identificados, apenas as respostas comuns do corpo humano às vacinas, como vermelhidão, por exemplo. Esta vacina é desenvolvida no Brasil desde 2006 e, seria o primeiro país a obtê-la.

Apesar de positivos os resultados dos testes nos Estados Unidos, a grande prova será mesmo no Brasil. Os voluntários norte-americanos não haviam contraído a doença antes, diferente dos brasileiros. Os pesquisadores vão procurar cobaias que tenham tido qualquer um dos quatro tipos da doença.
Os primeiros 50 voluntários serão da capital paulista, todos adultos com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, saudáveis, e que nunca tiveram dengue. Eles vão receber duas doses, com intervalo de seis meses.
Na segunda fase de testes serão 250 cobaias da capital paulista e de Ribeirão Preto (SP). E na terceira, pessoas de todas as partes do país, e de várias idades. Após os resultados, caso seja aprovada pelo governo brasileiro, a vacina contra a dengue estará disponível em até cinco anos.

Agência CNM, com informações da Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário