sábado, 21 de setembro de 2013

Fiscais estaduais sugerem que Municípios ricos repassem ICMS para os mais pobres



A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) deve propor ao Senado Federal mais um item para a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A entidade indica que parte do valor arrecadado por Municípios mais ricos seja repassada para os mais pobres.
De acordo com a Febrafite essa transferência seria feita por meio de um fundo. E funcionaria da seguinte maneira: aqueles que arrecadassem mais de quatro vezes do que a média dos demais, o valor excedente iria compor o fundo e depois distribuído igualmente para os Municípios que recebem menos ICMS.
Além dessa distribuição diferenciada, a Febrafite quer premiar financeiramente os Municípios que desenvolvam programas de proteção ambiental. Aqueles que incentivarem à preservação de áreas naturais receberiam ainda mais.
A Federação sugere que o novo repasse seja discutido neste momento, em que o Congresso Nacional busca acabar com a guerra fiscal entre os Estados. Além disso, os parlamentares avaliam o Projeto de Resolução 1/2013, que unifica a alíquota do ICMS em 4%, a partir de 2021.
Perdas municipais com desonerações
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o total da renúncia de ICMS, concedida pelos Estados em 2012, foi de R$ 52,5 bilhões. A perda dos entes municipais foi de 25% desse valor, portanto, R$ 13,1 bilhões. O cálculo foi feito com base nos dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Os outros 75% ficam, de acordo com a lei, para os Estados. Os que mais concedem desonerações do ICMS são do Nordeste e do Centro-Oeste. Os governos alegam que essa é uma ferramenta para atrair empresas, pois a concorrência com regiões mais desenvolvidas é acirrada.
A Súmula Vinculante 69 declara inconstitucionais todos os incentivos fiscais concedidos pelos Estados, que não tenham passado pelo aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Agência CNM, com informações do Congresso em Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário