quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ministro terá que explicar veto às normas para criação de Municípios em Comissão



A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou requerimento, nesta quarta-feira, dia 20, para convidar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a explanar os argumentos que levaram ao veto, pela Presidência da República, do Projeto de Lei Complementar 416/2008. A matéria foi vetada na íntegra no dia 13 de novembro.
 
O PL tratava das regras para criação, incorporação, fusão, desmembramento e instalação de novos Municípios com critérios específicos como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito. O Ministro alegou que “a criação de novos Municípios seria uma medida que prejudicaria a sustentabilidade fiscal do Brasil”.
 
Giovanni Queiroz (PDT-PA), deputado que solicitou a visita do ministro, quer explicações de como a criação de 100 ou 200 Municípios impactaria negativamente na sustentabilidade fiscal e na estabilidade macroeconômica do Brasil. Ainda não há data para a ida do ministro à Comissão.
 
Aumento dos gastos
Segundo a justificativa ao veto, a expansão dos Municípios implicaria em aumento de despesas por causa da manutenção de nova estrutura administrativa e representativa, e estes gastos não são acompanhados de receitas equivalentes.
 
Em adição, haveria maior fragmentação na divisão dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prejudicando ainda mais os pequenos Municípios com maiores dificuldades financeiras.
 
Legislação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma análise do PL, destacando os principais efeitos das regras previstas no texto. A entidade destaca que permanecem inviabilizadas a criação, a incorporação, a fusão, e o desmembramento de Municípios uma vez que a Emenda Constitucional 15/1996 exige que lei federal defina qual o período e critérios de viabilidade.
 
Da Agência CNM com informações da Agência Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário