sábado, 30 de novembro de 2013

Norte e Nordeste são as regiões que mais sofrem com a falta de Saneamento



Serviços como abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo não eram prestados em aproximadamente 30% dos domicílios em todo o Brasil, no ano de 2012. Mais grave ainda é a situação do esgotamento sanitário, de maneira específica. Ao todo, 93,5% não tinham acesso a esse serviço. A maior parte desse déficit está nas regiões Norte e Nordeste.
A população dessas regiões é a que mais sofre com a falta de Saneamento Básico, revela a Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros. A pesquisa, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgada nesta sexta-feira, 29 de novembro.
Segundo o IBGE, apesar de “grande parte da população” ainda não ter acesso ao Saneamento Básico, esse serviço tem apresentado melhoras ao longo dos anos. De 2002 a 2012 houve ampliação do acesso de 7,3 pontos percentuais. O Instituto credita essa melhoria ao aumento da escolaridade e na renda dos brasileiros, por exemplo.
Pref. Barra do Piraí (RJ)Qualidade de vida
A pesquisa mostrou também que, no ano passado, 40,8% dos domicílios urbanos tinham computador, TV em cores e máquina de lavar. Em 37% havia aparelho de DVD e 34,3% contavam com outros serviços, além da internet. Um total de os 9,2 milhões de domicílios os moradores tinham rendimentoper capita de até meio salário mínimo.
Em relação à Saúde, 24,7% da população têm acesso a planos particulares de saúde. Dez anos antes, esse número era de apenas 17,9%. No entanto, a população que conta com os serviços particulares de saúde se concentrada na Região Sudeste, que detém 64% dos planos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário