quinta-feira, 28 de novembro de 2013

RN contará com Projeto de Formação em Saúde Mental

O Rio Grande do Norte participará do Projeto Nacional de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde, auxiliares/técnicos em enfermagem da Atenção Básica.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), através do Centro de Formação de Pessoal (CEFOPE), compareceu na apresentação do projeto, em Maceió/AL, no último dia 22.
O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e contou com a participação de dez Escolas Técnicas do SUS (RR, RO, MT, ES, MA, PI, CE, RN, PB e SE).
O principal objetivo foi apresentar o projeto para as Escolas Técnicas e Escolas de Saúde Pública, como também aos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), além de discutir estratégias de implementação nos estados, numa ação articulada entre instituições do SUS, como Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), as áreas de saúde mental e atenção básica e os COSEMS.
O projeto prevê a formação de orientadores e tutores de aprendizagem que serão responsáveis pela execução do Curso de Formação que terá uma carga horária de 60 horas, das quais 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão. Está programada uma reunião neste mês de dezembro, em Natal, entre o Cefope e a coordenação regional do projeto para dar início às atividades no Estado. No plano nacional, a meta é qualificar 290.760 alunos. Para o Rio Grande do Norte, a meta se refere à qualificação de 6.223 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem das equipes de saúde da família. Estes profissionais serão qualificados para atuação no acolhimento e escuta embasando suas práticas de cuidado em saúde mental, com ênfase nos problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas.Segundo o diretor geral do Cefope, Jorge Luiz de Castro, “participar de um projeto de tal magnitude e de imensurável alcance social é muito gratificante. Já vínhamos discutindo a nossa atuação na perspectiva de fortalecimento da Rede Psicossocial no Rio Grande do Norte, no que se refere à qualificação do nível médio e este projeto veio antever esta nossa disposição”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário