sábado, 23 de novembro de 2013

Na véspera do Dia de Combate a Dengue, CNM ressalta participação da sociedade



Neste sábado, 23 de novembro, o penúltimo do mês, é lembrado o Dia Nacional de Combate a Dengue. A data foi instituída pela Lei 12.235, em 2010, e serve como estímulo aos governos, principalmente as gestões de Saúde Pública, para promoverem campanhas educativas e reforçarem o trabalho contra o mosquito Aedes aegypti.Ele é o causador da doença que mata e é motivo de preocupação em determinadas regiões do País.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica a mobilização por parte da sociedade, maior colaborada no combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. No dia 20 deste mês, uma portaria liberou incentivo financeiro para ações de vigilância, prevenção e controle da dengue. Alguns Municípios foram listados para receber esses recursos.
Um mapa elaborado pelo governo federal mostrou que 157 Municípios do País estão em situação de risco e outros 525 em estado de alerta por causa da dengue. Apesar do crescimento nos registros de casos em 2013, neste ano houve redução na quantidade de mortes decorrentes da doença.
Pref. Corumbá (MS)Transmissão e prevenção
A dengue é dividida em quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A transmissão ocorre quando o mosquito fêmea, infectado pelo vírus, pica uma pessoa.  Não ocorre transmissão pelo contato com pessoas doentes ou suas secreções, nem fontes de água ou alimento. Portanto, a dengue não é contagiosa entre os indivíduos.

Veja o que os governos e a população podem fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.
• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.
• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.
• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.
• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, usar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.
• Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário