quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sistema penitenciário: apenas 6,5% das prisões têm serviço de saúde no Brasil

Apenas 6,5% de 1.478 estabelecimentos prisionais possuem módulos de saúde no Brasil. O cenário ainda é realidade mesmo após dez anos da implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário. Os dados são do Sistema de Informações Penitenciárias (Infopen), do Ministério da Justiça, e referem-se ao ano de 2012. O Sistema aponta, ainda, para a superlotação das prisões brasileiras. Há 548 mil detentos para 310 mil vagas no sistema carcerário.O levantamento indica que até as ações básicas de prevenções de doenças estão abaixo das metas estabelecidas pelo Plano. Segundo relatório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado este ano, em 42% dos 1.598 estabelecimentos prisionais, os detentos não possuem acesso a camisinhas. As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como Aids e hepatite B, estão entre as principais nas prisões. A meta do governo seria a distribuição de preservativos para 100% dos detentos.
 Ainda segundo o estudo, não há atendimento médico emergencial em 88 unidades prisionais do país. Além disso, em 55% do total de prisões avaliadas, não há farmácia.
 
Deficiências no Plano
Ao apresentar o Plano, criado em 2003, o governo admitiu que não incluiu no Plano ações para possibilitar o acesso à saúde a fim de contornar os problemas decorrentes do processo de confinamento. De acordo com o CNMP, em 76% das unidades não há procedimentos específicos para a troca das roupas de cama e banho e de uniformes dos presos. Com isso, o procedimento pode demorar até um mês para ser realizado.
 
Agência CNM, com informações do O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário