quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Eleitores com alguma deficiência física devem requerer atendimento especial



Os eleitores que tiverem algum tipo de deficiência física têm até o dia 7 de maio para requerer à Justiça Eleitoral um atendimento especial no dia das eleições. Para isso, é necessário ir a qualquer cartório eleitoral, levar documentos pessoais com fotos e informar que tipo de atendimento necessita para que o local seja adaptado.
Esse atendimento diferenciado é assegurado aos eleitores especiais por meio de norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Quem perder o prazo para o requerimento pode procurar o juiz eleitoral responsável pela seção até 90 dias antes das eleições. Se este prazo também for perdido, a terceira chance pode ser diretamente com o mesário no dia da votação.
Para os eleitores com deficiência física é obrigatório a comodidade de um estacionamento próximo e o fácil acesso à urna. Além disso, esse cidadão tem direito de ser acompanhado por uma pessoa de confiança, que pode inclusive levá-lo à urna e digitar os números do candidato escolhido.

Atendimento especial
Desde 2002, urnas eleitorais são adpatadas com aparelhos de som e teclado em braile. O TSE incentiva o cadastro de mesários que sejam capacitados para atender a esse público. No Brasil existem 378 mil eleitores com alguma deficíência física. O Tribunal espera oferecer a eles mais de 17 mil seções especiais nas eleições de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário