sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Especialista alerta para os riscos trazidos pela exposição ao sol


Pesquisas confirmam o aumento da temperatura média do Planeta. O aumento da temperatura que já foi registrado em quase 1 grau Celsius (ºC). E o problema não é só o calorão, a incidência dos raios ultravioleta (UV) está altíssima. A incidência dos raios ultravioletas são maiores durante o verão, e o sol deste verão está ainda mais quente, e segundo metereologistas as radiações tendem a ser ainda mais fortes. E por isso precisamos nos cuidar ainda mais nessa temporada.
Ao se expor ao sol, é indispensável o uso do filtro solar. Existem dois tipos de filtro solar, o orgânico e o inorgânico. Os orgânicos são aqueles cujas moléculas absorvem a luz solar e a dissipam em forma de energia térmica, Já os inorgânicos são aqueles que formam uma espécie de barreira que refletem a luz solar. Estes são mais indicados para peles sensíveis, como de crianças e pessoas alérgicas. Outro fator que deve pesar na escolha do filtro solar é o fator de proteção. Optar sempre por FPS maior do que 15.
Além disto, o protetor tem que ser espalhado por todo o corpo. Muitas regiões são esquecidas. A dermatologista Samara Véras, que trabalha em Mossoró, fala sobre a negligência na região das pálpebras, orelhas, pescoço, mão e pés. E ressalva que é preciso tomar cuidados com essas regiões, pois estes lugares são suscetíveis e frequentes na incidência de câncer de pele.
Após uma exposição solar excessiva, a pele fica sensível, vermelha, queimada, podendo descamar ou até apresentar bolhas. A dermatologista dá dicas caso isso venha a acontecer. “É preciso redobrar os cuidados com a hidratação via oral, pois ocorre aumento da perda de água através da pela e a hidratação tópica com produtos que ajudam a acalmar, proteger e regenerar a superfície cutânea, como sprays e loções.” Finaliza.
No Brasil, surgem todo ano 120 mil novos casas de câncer de pele. Apenas 30% dos brasileiros se protegem do sol. Para evitar problema futuros, a exposição ao sol das 10h às 16h deve ser evitada, neste horário os raios são mais intensos. Um grande fator de risco para o surgimento de um câncer de pele é a sensibilidade ao sol. Mesmo em outros períodos que não seja o verão, é aconselhado o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solares com o fator de proteção 15 ou superiores.
Muitos nutricionistas aconselham que a ingestão de líquido nesse período seja ainda maior, assim como também tem que ter bastante cuidado com a alimentação. Optar sempre por lanches mais leves e comer bastante fruta.

Os raios ultravioletas UVA E UVB interagem com a pele de forma diferente. Os raios UVB atingem até as camadas mais superficiais (epiderme), causando danos ao DNA das células, o bronzeamento nada mais é que um mecanismo de proteção contra esse dano celular. Já os raios UVA penetram mais profundamente (chegando até a derme), sendo o mais responsável pelo envelhecimento cutâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário